Asset Allocation: Como montamos sua carteira de investimentos

Asset Allocation: Como montamos sua carteira de investimentos

Desde a ideia da concepção de nosso Wealth Management, nos preocupamos em aprofundar o detalhamento dos objetivos e idiossincrasias referentes ao investidor, para construirmos uma proposta de valor no longo prazo.

O grau de aversão a risco presente nos suitabilities, o horizonte de tempo, aspectos tributários, exposição setorial, entre outros, serão detalhados em nosso processo.

Adotamos, portanto, políticas específicas referentes a um cliente ou grupo de clientes e, ao conjugar nossas expectativas de mercado, serão determinados pesos e restrições de classes de ativos e adequar ao nosso processo de gestão de risco das carteiras de investimentos.

Como é feita a construção da carteira de investimentos

O processo de construção de portfólios vai de encontro aos objetivos traçados junto aos investidores, maximizando o retorno adequado ao perfil de risco definido.

Para tanto, constituímos uma metodologia proprietária que conjuga aspectos qualitativos e quantitativos, além de estudos complementares para a construção de portfólios eficientes.

Vale reforçar que o mercado brasileiro ainda é bastante jovem e carece de estudos acadêmicos e dados estatísticos consistentes.

Análise do cenário econômico

O “pano de fundo” da construção dos portfólios se dá através da definição do cenário econômico que trabalharemos.

Relatórios de mercado, conversas com economistas e, principalmente, análises internas de nossa equipe são insumos para projeções de variáveis macroeconômicas relacionadas ao mercado interno e mercados externos, além da composição de um cenário base e cenários alternativos e suas probabilidades.

Trabalhamos através de “árvores de decisão” onde fragmentamos as expectativas relacionadas a uma série de eventos e suas repercussões em nosso modelo.

Revisões recorrentes das carteiras

Revisões periódicas serão sempre discutidas em comitês específicos, onde separamos sinais de ruídos para o entendimento da necessidade de revisões de cenário.

A partir deste ponto, utilizamos a nossa metodologia de gestão de investimentos para traçarmos uma série de estudos que envolvem:

  • projeções,
  • correlações,
  • fronteiras eficientes,
  • e introdução de classe de ativos específicos para definirmos a espinha dorsal de nossos portfólios.

Neste momento estamos muito mais preocupados em estabelecer o formato da floresta antes de partir para o aprofundamento e análise das árvores (ativos) que a constituirão.

Equipe especializada para análise de ativos

Asset Allocation: Como montamos sua carteira de investimentos

A existência de uma equipe especializada para exercer uma análise profunda dos ativos investidos é de fundamental importância.

Sejam eles ativos diretos ou algum fundo específico gerido por uma gestora independente ou banco, fazemos um amplo relatório qualitativo e quantitativo, onde são levantadas questões relacionadas a:

  • equipe,
  • histórico do gestor,
  • processo de decisão,
  • gestão de risco,
  • estrutura da casa,
  • e mais uma série de estudos quantitativos.

Somos bastante diligentes na aprovação de um ativo, fundo ou gestora.

Os pontos levantados serão discutidos em comitês específicos e balizados em um processo de ranking interno onde determinaremos aspectos importantes para acompanhamento.

Entenda um pouco mais sobre nosso como a DLM constrói os portfólios no vídeo abaixo:

Gestão de investimentos sem conflito de interesses

Importante lembrar que a DLM Invista não recebe nenhum tipo de rebate ou comissão ao definir o investimento.

Qualquer rebate é sempre remetido aos clientes. Não há, desta forma, conflito de interesses com os investidores.

Os ativos aprovados são organizados por classes para realizarmos novos estudos individuais e estudos de portfólios de classes específicas.

Neste momento, não só discutimos indicadores de performance recente, como índices de consistência e matriz de correlações.

O breve histórico de nossa indústria de fundos demanda muitas vezes uma extrapolação do histórico do gestor na gestão de fundos em outras casas. Visitas e calls periódicos são fundamentais para acompanharmos mudanças na equipe, estrutura e atualizarmos o posicionamento dos gestores frente ao nosso cenário base.

Os ativos e fundos representarão, portanto, as participações definidas para as classes de ativos dado o cenário de investimento estruturado.  O equilíbrio do portfólio será confrontado através de testes de stress, onde explodimos as carteiras até o último nível e mensuramos o aumento da correlação dos ativos em momentos de grandes drawdowns.

Análise periódica do portfólio de ativos

Asset Allocation: Como montamos sua carteira de investimentos

É sempre importante a atualização da política de investimentos de longo prazo dado a mudanças efetivas do perfil do investidor.

O diagnóstico correto, combinado com um processo consistente na construção de portfólios, aumenta a probabilidade do atingimento dos objetivos traçados para o longo prazo e suas adaptações necessárias às oportunidades existentes em cenários estabelecidos no prazo corrente.

Método DLM de montagem de carteira de investimentos

Na DLM contamos com a abordagem Wealth Management, onde trabalhamos para gerir ativos de forma sustentável e focada em rentabillidade.

O nosso trabalho é pautado pelas seguintes premissas:

  • segurança;
  • independência;
  • especialização;
  • proximidade.

Conheça um pouco mais sobre o nossa metodologia de gestão de ativos.

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.