Blog da DLM Invista

Mantenha-se sempre bem informado sobre Investimentos e Gestão de Patrimônio!

empresas familiares

Características e desafios das empresas familiares

Franco Ciravegna

Franco Ciravegna tem 30 anos de experiência em empresas familiares, tendo iniciado sua carreira na Price Waterhouse. É sócio fundador da SFO e Conselheiro Fiscal de uma empresa de controle familiar

Todas as famílias têm seus próprios desafios: criação dos filhos, convivência entre gerações, gestão do envelhecimento de seus membros, entre outros. Adicione a isso uma ou mais empresas e um patrimônio imobiliário e financeiro acumulado, e os desafios aumentam exponencialmente.

Ao longo de 30 anos trabalhando para empresas familiares, encontrei vários desafios e vi famílias e empresas sobrevivendo, quebrando e, algumas, sendo muito bem-sucedidas.

Todas essas experiências me permitem descrever bem quais são as principais características de uma empresa familiar:

1. Os aspectos emocionais são fortes; muitas vezes a emoção acaba se misturando e falando mais alto que a razão.

2. A gestão da empresa é familiar, ou seja, diversos membros da família em diversos postos de trabalho da empresa.

3. Mistura dos assuntos de família com os assuntos de empresa e vice-versa.

4. Contaminação dos dois ambientes (empresa e família) pelos problemas do outro ambiente.

5. A sucessão muitas vezes é complicada e, se malfeita, pode levar à quebra da empresa ou cisão dos negócios.

6. A política de remuneração não é clara: pró-labore e dividendos muitas vezes não estão bem definidos.

7. O caixa da companhia é o caixa da família.

8. Objetivos distintos das gerações de acionistas:

a. Primeira geração: fundadores e gestores se escolheram, o ambiente é de sobrevivência da empresa e da família.

b. Segunda geração: pulverização do capital, sociedade imposta entre herdeiros, utilização dos recursos da empresa além do racional e conflitos de poder.

c. Terceira geração: aumento da pulverização do capital através de personagens alheios à família, objetivos pessoais cada vez mais distintos.

Todas as empresas familiares são assim? Não! Mas muitas agem dessa forma e acabam ficando pelo caminho, seja por uma ou mais das características listadas acima.

O grande desafio de se trabalhar com famílias empresárias é encontrar soluções para essas características, respeitando a cultura e os valores da família.

É necessário criar procedimentos e estruturas para preservar tanto a família e o negócio. E preciso promover a mudança de Família Empresária para Família Investidora, através da qual a empresa passa a ser vista como um dos negócios em meio a uma série de outros ativos.

Existem vários instrumentos para auxiliar nessa transição.

A seguir listarei alguns, salientando que cada caso deverá ter uma receita própria tanto com relação aos instrumentos aplicáveis quanto na ordem da sua implantação.

1) Segregar gestão dos ativos da família dos ativos da empresa; resumindo: separar os caixas. Isso pode ser feito através de uma estrutura de Family Office própria ou terceirizada.

2) Instituir um Conselho de Família, a fim de ir informando e educando os familiares sobre os negócios: De onde vem o dinheiro? Como esse recurso é gerado? Quem faz a gestão dos negócios?

3) Criar uma estrutura de Governança Familiar, estabelecendo regras para ingresso na companhia, para acesso aos recursos e formas de representatividade.

4) Evoluir para uma Governança Corporativa na empresa, visando sua perpetuidade e crescimento, independente da família.

5) Estabelecer caminhos e alternativas de acesso a capital para os membros das gerações seguintes que queiram seguir outras carreiras.

6) Criar mecanismos e portas de saída para herdeiros que não queiram permanecer na sociedade.

Vamos lembrar que por trás de toda grande corporação, existiu ou ainda existe, uma empresa familiar. Elas são a base de todo nosso sistema empresarial e por isso devem ser motivo de orgulho e cuidadas com atenção.

Ainda não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.